Mata Atlântica Floresta Tropical Pantanal Natureza Resiliente Cerrado Chapada Diamantina Amazônia Impressionante! Caatinga Sertão árido do nosso Nordeste

O Brasil e seus biomas

O Brasil é um país de dimensões continentais e em seu território encontraremos seis biomas com uma diversidade de fauna e flora impressionantes. Somos um país de contrastes em todos os sentidos, que instiga conhecimento, vivência, descoberta. Conheça a nossa coleção Expedições aos Biomas Brasileiros.
500X700_amazonia_vitregia

Amazônia

A Amazônia vai impressionar por sua vastidão de água e floresta. Grande parte de sua diversidade de animais, pássaros, flores, frutas e insetos estão no alto das árvores ou escondidos na vegetação rasteira, ativos à noite ou embaixo d'água. Com um bom guia e um pouco de paciência o visitante vai descobrindo aos poucos os encantos da floresta. Para os melhores encontros com a natureza e o bioma amazônico, recomendamos hospedar-se em uma das muitas pousadas na selva ou passear de barco ou fazer uma expedição de canoa / rede. Também há projetos de ecoturismo comunitário para quem deseja ter uma noção real da vida na Amazônia. As principais portas de entrada são Manaus e Belém. Mas alguns lugares incríveis podem ser alcançados a partir de portais secundários como, Tefé (Mamirauá), Santarém (Tapajós), Alta Floresta (área Cristalino).
Ipê Amarelo

Pantanal

O Pantanal é o maior delta interior do mundo. A vida no Pantanal segue um ciclo anual de subida e descida das águas, ditado pelas chuvas e pelo curso do grande rio Paraguai e seus muitos afluentes sinuosos. A diversidade da vegetação, o solo rico e a abundância de água atraem e sustentam uma enorme variedade e abundância de vida selvagem. A maior parte da vida selvagem também é encontrada em outras partes do Brasil, mas em nenhum lugar eles são tão facilmente vistos como no Pantanal. O Pantanal é destino de visita obrigatória para os amantes da natureza, que encontrarão uma espetacular área de sertão onde serão recebidos com a hospitalidade de outrora. É de longe a melhor região do Brasil para a vida selvagem e um dos poucos lugares no mundo onde você pode ver uma onça ilusória em estado selvagem. As três entradas para o Pantanal são Campo Grande (que também é a porta de entrada para o destino de aventura Bonito), Corumbá e Cuiabá (que também é uma porta de entrada para o Cerrado e a Amazônia). Hospede-se em um dos hotéis Fazenda (fazenda) ou ecolodges que oferecem pensão completa e atividades guiadas como cavalgadas, safáris de fauna em veículo, barco e a pé
500X700_mataatlantica

Mata Atlântica

A Mata Atlântica oferece ao visitante um cenário espetacular de montanhas, belas baías ladeadas por manguezais e uma floresta exuberante repleta de tesouros escondidos como cachoeiras de véu de noiva, uma delicada orquídea ou o lindo mico-leão-dourado. Existem tantas propriedades agradáveis para ficar, de onde você pode se aventurar na floresta tropical. Os observadores de pássaros descobrirão uma enorme variedade de pássaros, incluindo espécies endêmicas ameaçadas de extinção. Você pode voltar no tempo visitando cidades coloniais ou belas propriedades rurais. Para os aventureiros, há uma infinidade de atividades como trekking, mountain bike, rapel e canyoning, rafting e canoagem e cavalgadas. As principais portas de entrada para viagens fascinantes à Mata Atlântica são o Rio de Janeiro, que dá acesso a 4 parques nacionais em 3 horas de carro, além de São Paulo e Foz de Iguaçu. Porto Seguro e Ilhéus oferecem acesso à imponente floresta de tabuleiro onde o cacau cultivado à sombra prospera.
500X700_Cerrado_chapadiamantina1

Cerrado

Considerado um dos ecossistemas mais antigos do continente sul-americano, ele tem ligações cruciais com as duas grandes florestas tropicais do Brasil. A maioria dos grandes rios do Brasil encontra sua origem aqui. Por sua antiguidade, função de bacia hidrográfica e interação com a floresta tropical, não é nenhuma surpresa que o cerrado brasileiro seja considerado a savana mais rica do mundo devido à sua alta diversidade vegetal e endemismo. O Cerrado é um ótimo lugar para o viajante ativo, com muitas oportunidades para caminhadas, rafting e canoagem, esportes verticais e espeleologia. Existem muitos destinos excelentes para o "Cerrado". Justamente famosos são os Tabuleiros (Chapada): Diamantina na Bahia, dos Veadeiros em Goiás e dos Guimarães em Mato Grosso. A região abriga falésias impressionantes, altas cachoeiras e vastas paisagens onduladas.  As principais portas de acesso aos destinos do Cerrado são Brasília, Belo Horizonte, Cuiabá e Salvador. Palmas, Goiânia e Teresina são portas de entrada para alguns dos destinos mais remotos.
500X700_caatinga

Caatinga

“Caa-tinga” é o nome indígena tupi para a vegetação típica do sertão árido do Nordeste do Brasil. Na estiagem prolongada, a maior parte dos arbustos espinhosos, arbustos e árvores retorcidas da Caatinga perdem as folhas e se vê um matagal de troncos e galhos branco-acinzentados opacos. Este é um país antigo e você encontra vestígios de um passado distante em todos os lugares: pinturas e inscrições rupestres, sítios de fósseis de dinossauros e mega-fauna pré-históricos abundam. Por muito tempo um esconderijo de bandidos, rebeldes e visionários, a Caatinga também ganhou a reputação de ser um ermo místico. A Caatinga é um local fascinante para se visitar por sua flora e fauna, paisagens marcantes e formações geológicas únicas, importantes sítios arqueológicos e sua importância na história e cultura brasileiras. As portas de entrada da Caatinga são as capitais dos estados do Nordeste. A Serra da Capivara, Patrimônio Mundial da Humanidade, fica a partir de Teresina. O Parque Nacional das Sete Cidades fica próximo ao belo Delta do Parnaíba, as formações geológicas do místico Cariri estão a um dia de João Pessoa.
500X700_pampas_capimdospampas

Pampas

O bioma Pampa está localizado no extremo sul do Brasil e abriga os gaúchos. Essas planícies de pastagem com solos férteis foram transformadas principalmente em terras agrícolas. As pastagens pantanosas ao longo da costa são escalas importantes para as aves migratórias. A porta de entrada para os Pampas é Porto Alegre. A partir daqui você também pode visitar o extremo sul da Mata Atlântica (com muitas araucárias) e os cânions espetaculares, o Patrimônio Mundial das Missões e a região vinícola do Brasil