O Brasil é excepcionalmente rico em sua biodiversidade e nos seus diferentes ecossistemas, que formam seus respectivos biomas. Esses biomas, podem ser divididos em 6, que são: Floresta amazônica ou Amazônia, mata atlântica, cerrado, pantanal, caatinga e os pampas.

AMAZÔNIA
A Floresta Amazônica, bioma mais conhecido mundialmente, é a maior floresta tropical do planeta, estendendo-se por nove países da América do Sul. É no Brasil que a maior parte da floresta está localizada, distribuindo-se por nove estados e cobrindo cerca de 40% de nosso território. É a chamada Amazônia legal. A diversidade de seres vivos na região da floresta Amazônica, é imensa. O clima, durante todo o ano, é quente e úmido.
A bacia hidrográfica da Amazônia é a maior do mundo. Por toda sua ex¬tensão existe uma enorme quantidade de rios, lagos, lagoas e igarapés (pe¬quenos rios) que recebem água do degelo dos Andes, da região das Guianas e da região central do Brasil. Todos seus números são imensos. Existem diversos pontos turísticos extraordinários para se conhecer a fundo este bioma, tanto sua natureza, quanto sua cultura.
É impressionante saber que lá, ainda existem locais inexplorados. Que existem povos isolados, que vivem como na época de nosso descobrimento como país.
Essa é a nossa Amazônia, pronta para ser descoberta por novos olhares, por novos viajantes.

MATA ATLÂNTICA
A Mata Atlântica é uma floresta tropical que se estende pela faixa litorânea do país, passando por dezessete estados brasileiros e é um dos biomas brasileiros com o maior número de espécies vegetais e animais.
Ela perdeu a maior parte de sua cobertura vegetal original. Talvez porque é nela que estão suas maiores cidades e polos industriais. Nem por isso ela deixou de ser extraordinária. Muito pelo contrário. Agora que nós tivemos a verdadeira noção do que é essa maravilha, muito perto das nossas metrópoles e a importância de preservá-la.
A Mata Atlântica tem muitas características em comum com a Floresta Amazônica, como a densa vegetação em que predominam as árvores de grande porte, cipós e epífitas.
Pelo fato de estar em grande parte na costa, a Mata Atlântica sofre grande influência oceânica. Os ventos que vêm do Oceano Atlântico carregados de umidade são barrados pelo relevo na zona costeira, ocasionando grande precipitação na região.
Portanto, na hora de viajar para destinos deste bioma, não se espante com a alta umidade local. Isso é a vida da Mata Atlântica.

CERRADO
O Cerrado é o segundo maior bioma do Brasil em extensão, ocupando aproximadamente 25% do território nacional. Muitos rios brasileiros nascem nas áreas mais elevadas do Planalto Central, onde se localiza o bioma Cerrado.
Diferentemente dos biomas citados acima, o Cerrado é caracterizado por uma estação seca rigorosa e clima quente ao longo do ano.
O bioma Cerrado compreende diversos ecossistemas. Há ambientes em que predomina a vegetação rasteira, como os campos rupestres, e ambientes de mata, com predomínio de árvores, como o cerradão. Em muitos locais é possível ter acesso a cachoeiras pujantes.

PANTANAL
O Pantanal é a maior planície alagável do planeta e abrange os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, estendendo-se pelos países da Bolívia e do Paraguai.
A fauna do Pantanal é muito rica. O número de espécies é proporcionalmente menor que o da Amazônia, mas o número de indivíduos por população é maior. É uma região especialmente interessante para a observação da fauna. Portanto, se você quer ver natureza pulsante é aqui o seu lugar!

CAATINGA
A Caatinga ocorre na região Nordeste do Brasil e ocupa cerca de 11 % do território nacional. A vegetação da Caatinga apresenta adaptações ao clima seco, característico do Sertão Nordestino. A palavra caatinga tem origem tupi e significa mata branca, exatamente pela coloração de sua flora, com árvores retorcidas. A cultura riquíssima deste local, inspirou diversos filmes e minisséries famosas, que devem ser preservadas e vivenciadas para nosso deleite.

PAMPAS
Os Pampas se localizam em regiões de planícies e são conhecidos também por Campinas ou Campos, que ocorrem no sul do Brasil, principalmente no Rio Grande do Sul.
Sua vastidão onde os olhos não veem o fim, tem uma miscigenação muito interessante, que culminou numa cultura muito particular e preservada pelos seus habitantes. O orgulho de pertencer a este lugar.

Conheça os biomas do Brasil, sua cultura e sua biodiversidade pelas asas especialistas da Compass Brasil – Viagens inesquecíveis.

Saiba todas nossas vivências e expedições AQUI

BIBLIOGRAFIAS: Planeta Biologia; Wikipedia.com. Foto: https://www.educamaisbrasil.com.br

Compartilhe: