Expedição Biomas do Brasil - Edição Amazônia

UMA EXPEDIÇÃO NATURALISTA NA AMAZÔNIA
Roteiro baseado nas pegadas de Henry Bates e Márcio Ayres
Pacote de 6 DIAS | 5 NOITES
Ponto de encontro: Aeroporto de Manaus (no horário do seu voo)

A Amazônia é um dos lugares mais místicos do planeta, mas movidos pela ciência duas personalidades enfrentaram seus rios, lagos, florestas e povos desconhecidos para conhecer mais sobre a fauna e flora locais. Henry Bates foi um naturalista que passou 11 anos nesta vasta região e viveu em pequenas aldeias, como a vila de Ega, agora a cidade de Tefé - ponto de check-in para a pousada Uacari e a Reserva Mamirauá - coletando amostras de mais de 14.000 espécies.  Márcio Ayres estava nessa mesma região depois de aprender, através dos relatos de Henry Bates, sobre a possibilidade de existir os exóticos macacos uacari- branco-de-cara-vermelha nessa área. Sua expedição foi um sucesso - ele não apenas encontrou os macacos, mas criou uma reserva para proteger esses animais e desenvolveu um novo modelo de unidade de conservação que agora protege o meio ambiente como um todo e as pessoas que vivem na área.Márcio Ayres e Henry Bates estiveram na Amazônia em diferentes épocas, mas até hoje podemos ver os resultados que deixaram para a ciência e para as pessoas daquela região. Esta expedição é uma rota cronológica turística em que os visitantes conhecem a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, sua beleza natural e para isso hospedam-se na Pousada Uacari.

Confira a Programação de 6 dias e 5 noites

Expedição naturalista: vamos combinar as experiências de naturalistas de épocas muito diversas: começamos falando de Henry Bates, britânico que viajou ao longo de 11 anos pela Amazônia Brasileira e foi responsável pela primeira documentação científica de um grande número de espécies encontradas na (atual) Reserva Mamirauá; e Márcio Ayres, primatólogo que desenvolveu suas pesquisas em torno do macaco-uacari-branco (endêmico de Mamirauá) e posteriormente idealizador da atual Unidade de Conservação e criação da primeira Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Brasil. O pacote de 6 DIAS E 5 NOITES, contempla as seguintes

• Chegada em Manaus de acordo com o seu horário de voo e traslado imediato para o Hotel Intercity Manaus. Voo não incluso no pacote, para sugestões de voos consulte-nos.
• Noite Livre (jantar não incluso nesse dia).

• 06:00 – Café da manhã Hotel em Manaus & check-out 
• 06:45 – Traslado para o aeroporto embarque em voo para Tefé (voo para Tefé decola as 08h50 da manhã)
• 10:00 – Chegada em Tefé
• 10:15 – Partida para a pousada
• 11:15 – Check-in na Pousada
• 12:00 – Almoço e descanso
• 15:30 – Trilha interpretativa para introdução ao ambiente, durante o passeio dar informações gerais sobre a reserva, como tamanho, idade, quantidade de habitantes, etc.
• 19:00 – Jantar

• 06:30 – Café da Manhã
• 07:00 – Saída para a Trilha do Teiú, essa trilha em especial era usada pelo próprio pesquisador Márcio Ayres durante suas pesquisas. A trilha por ser pouco usada deixa a experiência mais selvática que as demais, o que se aproxima mais dos cenários desbravados pelo pesquisador na floresta, lembrando também de como deveria ser quando Henry Bates desbravou a região. Um dos guias locais da pousada fará a condução e ajudará com as possíveis dúvidas, o guia naturalista contará dos desafios de fazer a pesquisa, como a aquisição do barco Gaivota entre outros
• 12:00 – Almoço na Pousada e descanso
• 15:30 – Passeio de canoinha ou avistagem de Boto
• 19:00 – Jantar
• 20:00 – Apresentação de pesquisadores do Projeto Boto Vermelho sobre seu tema de pesquisa

• 06:30 – Café da Manhã
• 07:00 – Visita a Comunidade de Vila Alencar, onde percorreremos com o anfitrião comunitário, toda a comunidade que explicará o estilo de vida ribeirinha. Em algum momento, tentaremos conversar com um dos comunitários que conviveram com Marcio Ayres, como Sr. Afonso. O início da criação da reserva teve ajuda de algumas pessoas desta comunidade, onde atuavam na sensibilização dos outros moradores e de outras comunidades
• 12:00 – Almoço na Pousada e descanso
• 15:30 – Visita ao Lago do Mamirauá. O lago, tanto na cheia quanto na seca, possui um dos cenários mais lindos da reserva, o pôr do sol nesse lugar também é um espetáculo, no retorno para a pousada é possível fazer focagem de animais noturnos
• 20:00 – Jantar

• 06:15 – Café da Manhã
• 07:00 – Partida para Tefé
• 08:30 – Chegada à Comunidade da Missão, um lugar de beleza cênica e grande importância histórica. Visita ao seminário
• 10:00 – Visita à capela e ao cemitério da Missão. Nele repousam missionários e padres daquela e/ou outras épocas, também relatado pelo naturalista Henry Bates
• 11:00 – Retorno a cidade 12:00 – Check-in no Hotel
• 12:30 – Almoço e descanso
• 14:30 – Visita ao Instituto Mamirauá
• 14:45 – Chegada ao Instituto. Visita ao Memorial de Marcio Ayres. O memorial mostra o histórico das transformações alcançadas pelo biólogo Marcio Ayres, que dedicou-se ao desenvolvimento sustentável da Amazônia. O espaço reúne fotos, livros, equipamentos, entre outros, será possível ilustrar como eram feitas as pesquisas na Amazônia em períodos anteriores. Uma breve história de Marcio Ayres até os dias de hoje, uma fala sobre a atuação do Instituto Mamirauá
15:30 – Visita a Biblioteca Henry Bates 17:00 – Retorno ao hotel e noite livre

• 07:00 – Café da manhã no hotel; 08:30 – Check-out no hotel;
• 08:40 – Transfer para o Aeroporto.

A programação é rica e informativa. As atividades são realizadas com acompanhamento de guias locais, grandes detentores do conhecimento tradicional da região. Há também na pousada orientadores de ecoturismo bilíngues (inglês / português) que transmitem o conhecimento científico sobre a Reserva. Vôos não incluídos (consulte-nos).

Nota: A ordem das atividades e os horários sugeridos podem sofrer alterações para melhorar a experiência.

A Experiência

Acomodações: Intercity Manaus

Acomodações: Pousada Uacari

Calendário

Saídas Regulares 2020/2021

Confira as datas disponíveis e verifique disponibilidade para a sua próxima viagem.
De (SÁBADO)Até (SEXTA)StatusReserve até   
14/03/2021 19/03/2021 VENDA ENCERRADA***    
11/04/2021 16/04/2021 VENDA ENCERRADA***    
Novas SaídasSob consulta     

Frequent Asked Questions

Mande a sua dúvida. Teremos o maior prazer em responder.

Como a maior parte do transporte para chegar a Pousada é realizado em barco , pedimos que cada pessoa tenha um limite de bagagem de 15 kilos, mas caso na chegada ao aeroporto de Tefé a bagagem seja maior o excedente pode ser guardado no escritório da Pousada em Tefé, antes de seguir viagem em barco.

Para pagamento no cartão, de produtos adquiridos na pousada, ou consumo do bar é possível efetuar o pagamento no escritório em Tefé, quando retornarem da Pousada Uacari. Mas vale lembrar que ainda é recomendado levar dinheiro trocado para compra de artesanatos na visita às comunidades. Caso necessite de serviços de lavanderia, o pagamento deverá ser feito em dinheiro, pois este é repassado para o responsável pelo serviço. 

Não há sinal de celular. Há internet wi-fi gratuita, mas o sinal é instável.

Sim , teremos o maior prazer em auxiliá-lo, caso esteja realizando sua reserva através de seu agente de viagem, solicite a emissão das passagens aéreas através dele.

Nossa energia é majoritariamente produzida pelo sol – investimos em energia limpa. Assim, você poderá recarregar suas baterias de câmeras fotográficas, celulares, tablets e computadores quando o sol estiver bem forte (entre 11:00hs e 15:00hs).

Há sempre disponível na Pousada itens básicos de primeiros socorros e em casos mais graves, há sempre disponível uma lancha com motor potente para encaminhamentos ao hospital municipal da cidade de Alvaraes (cerca de 30 minutos) ou ao hospital municipal da cidade de Tefé (cerca de 1 hora).

Calças e camisas de manga comprida para atividades externas (tecidos leves), sapatos de caminhada na estação seca (a pousada empresta botas de borracha), roupas leves como shorts, camisa e chinelos para o tempo que você estiver na Pousada Uacari.
Um suéter para tardes ou noites com vento e chuva, traje de banho para aproveitar a visita à comunidade (na alta temporada, entre abril e julho).

Previamente ao embarque: até 10 dias de antecedência enviar ficha com dados pessoais e restrições alimentares
No embarque, apenas documentos de identificação pessoal de todos os passageiros, crianças inclusive.

Sim , a região Amazônica é um local que proporciona muito aprendizado para crianças, além de atividades em família únicas.
Nos consulte sobre preços especiais pra crianças.

Claro! Será um prazer auxiliá-lo , nos informe quantos dias deseja ficar mais em Manaus que podemos oferecer hotéis e tours que melhor atendam as suas preferências.

Expedição Biomas do Brasil - Edição Amazônia

Informações e Reservas

Garanta sua vaga

Compartilhe: