Encravada na Mata Atlântica, Paraty, fundada em 1667, teve enorme importância econômica no século XVIII.
Seu porto escoava todo o ouro e pedras preciosas das Minas Gerais, com destino a Portugal.
Suas dezenas de engenhos de açúcar, também deram fama à localidade como ótima produtora de cachaça. Essa fama ainda persiste com destilarias locais, que oferecem cachaças de grande qualidade.
Com a alteração do caminho do ouro diretamente para a cidade do Rio de Janeiro através da Estrada Real, Paraty perdeu sua importância econômica, entrando em decadência. Somente com a abertura da estrada Cunha-Paraty, na década de 1970, ligando o planalto ao litoral, Paraty foi redescoberta, desta vez, como importante polo turístico, com sua natureza exuberante e praias preservadíssimas.
Seu centro histórico com casarios coloniais, a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, todas tombadas e preservadas, dão um toque todo especial ao viajante, transportando-o ao tempo do Brasil colônia.
Em 2019, a cidade colonial de Paraty e a Ilha Grande foram declaradas Patrimônio da Humanidade pela Unesco, por sua mistura única de riquezas históricas e naturais. Trata-se do primeiro lugar misto (patrimônio cultural e natural) do Brasil.
Sua natureza única, com belas ilhas – como a Ilha Grande – praias de natureza selvagem e manguezais, berçários da vida marinha, completam a beleza deste destino que só surpreende, em cada olhar.

A Compass Brasil criou a melhor forma de conhecer Paraty, Ilha Grande e região, através de um Minicruzeiro exclusivo. A bordo do Atlantis Enterprise, um catamarã de 75 pés, é possível ter a noção de toda a beleza da região, de diversos ângulos e com todo o conforto de uma viagem realmente muito especial. Saiba todos os detalhes desta viagem AQUI.

Compartilhe: